Últimas

II FESTIVAL DE NATAÇÃO DA AABB

0

E nesse último sábado dia 16/12/2023 aconteceu nosso II FESTIVAL DE NATAÇÃO DA AABB.

Foi hora de apresentar aos pais e convidados os conhecimentos dos alunos, adquiridos com a metodologia POSITIVA, (desenvolvida pela SWIM & HEALTH):

A METODOLOGIA utiliza o conceito de aprendizagem horizontal do três fundamentos: pernada, braçada e respiração; ou seja, o aluno adquire uma base de nado que permite nadar em alta performance técnica desde o início, evitando assim a necessidade de muitas correções nos níveis avançados.

Os nados da natação dividem-se em quatro: crawl, costas, peito e borboleta.

  • Nado crawl: É o primeiro estilo que o iniciante na modalidade aprende nas aulas de natação. Considerado o mais rápido dos quatro ele também é o preferido nas provas de nado livre. O nadador fica com o peito para o fundo da piscina e movimenta os braços para cima e para baixo de forma alternada, assim como as pernas. A respiração pode ser feita de forma lateral (normalmente utilizada em provas de piscina) ou de forma frontal (usada em provas de águas abertas).
  • Nado costas: Aqui o nadador fica na posição inversa do nado crawl, com as costas voltadas para o fundo da piscina. Para se locomover os braços fazem movimentos alternados em rotação e é preciso bater as pernas na água também de forma alternada. Esse nado tem algumas particularidades em relação aos demais estilos. É o único onde o nadador não precisa tirar a cabeça da água para respirar, a saída é feita dentro da água e há bandeirolas no alto para orientar o atleta.
  • Nado peito: É o estilo mais técnico da natação. Aqui o nadador precisa movimentar os braços e pernas de forma sincronizada. As pernas são estendidas para trás e quando esticadas deixam o corpo na posição horizontal. Ao mesmo tempo os braços precisam “puxar” a água de frente para trás. Esse movimento joga o peito do atleta para frente e faz com que a cabeça dele fique fora da água para poder ser feita a respiração.
  • Nado borboleta: Também conhecido como golfinho, é o último nado que o atleta aprender a executar. É também considerado o mais difícil. Aqui o nadador precisa fazer ondulações com o corpo todo durante o percurso inteiro. Para efetuar a braçada o atleta precisa puxar a água com os dois braços simultaneamente, jogá-los para trás e depois esticá-los a frente do corpo. A respiração é feita durante este processo quando a cabeça emerge da água.A junção dos quatro estilos acarreta no NADO MEDLEY. Aqui o nadador precisa nadar os quatro de uma só vez.

No FESTIVAL, tivemos a mudança de toucas para o último nível da natação positiva: TOUCA PRETA:

ANA LUIZA DUARTE; ARTHUR BELTRAME FARIA; GABRIEL SALGADO AMARAL; ISABELLA MOTA FRANCA; LIVIA CRISTINI GOMES SILVA; MARIA CECILIA DA CRUZ SILVA.

Tivemos o aluno ARTHUR GUEDES, que já era touca preta, fazendo a apresentação dos 4 nados (MEDLEY), e fazendo a troca de touca dos seus colegas.

Foi uma belíssima apresentação, desde os toucas roxas (fase inicial) até os toucas pretas (fase final) da metodologia. Todos alunos deram um show, apresentando e mostrando tudo que aprenderam nas suas respectivas fases. Os professores e os pais ficaram extremamente felizes e orgulhosos de seus pequenos “peixinhos”.

Nossos aplausos hoje são para vocês!

Gostaríamos de agradecer aos nossos professores de natação infantil: DIEGO FERNANDES; EMILY REGINA, FERNANDA MARINHO, MAISA DE OLIVEIRA MATEUS FERNANDO, RAFAEL ALVES, WAGNER KLEBER, pelo excelente trabalho que vem desempenhando no clube, com nossas crianças! A vocês o nosso muito obrigado!

Agradecemos também aos pais/responsáveis, pela confiança de nos entregar seus filhos!

E por fim parabenizar cada criança, que nadou brilhantemente, dando o seu melhor!

Segue abaixo algumas fotos do festival, mas as fotos completas de todos os atletas estão no link:

https://drive.google.com/drive/folders/180w5A4pCMBvzPj8CwO_zr5WberBZZBQG?usp=sharing

 

 

A cada um de vocês, que fez com que esse momento fosse único, nosso muitíssimo obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *