Metododologia de Natação Positiva.
A AABB PARÁ DE MINAS fez uma parceria com a SWIM & HEALTH para treinamentos de seus professores de NATAÇÃO.
A metodologia tem como diferenciais, além da estrutura com o conceito de aprendizagem horizontal dos fundamentos, ou seja, o aluno adquire uma base de nado que permite nadar em alta performance técnica desde o início, evitando assim a necessidade de correções nos níveis avançado, a utilização do reforço positivo que eleva a autoestima dentro e fora das piscinas, além de outras vertentes na educação e no comportamento:
Na estrutura que ensinam os alunos da iniciação, os 3 fundamentos são praticados isoladamente na linha do tempo e coordenados de maneira individualizada somente quando o aluno adquire a boa competência no fundamento. Quando os alunos são promovidos para os níveis avançados a competência técnica já está atingida e não há a necessidade de correção. Assim a continuidade da construção dos outros nados é antecipada.
Principais diferenciais educacionais:
Aula corpo Humano: este projeto ensina na linha do tempo aos alunos conhecimento sobre o corpo humano através de material lúdico pedagógico e interação do grupo nas aulas.
Aula Nutrição Positiva: sobre a perspectiva do tempo necessário para a criança atingir o último nível, esse grande projeto incentiva a criança a ter hábitos alimentares saudáveis mesmo sem deixar de ser criança, agregando valor além da prática esportiva.
Principais diferenciais comportamentais:
O diferencial pedagógico está baseado em uma proposta sócio construtivista como fundamento de aprendizagem. Isso diferencia a Swim & Health
Modelagem – através da facilitação do professor, alunos mais avançados são “professores modelo” para os menos avançados. Eles demostram e ensinam as técnicas da aula, e os alunos que estão em toucas iniciantes acabam modelando com mais interesse os movimentos.
Aprender Ensinando – Quando os alunos mais avançados demonstram os movimentos, o nível de concentração nas atividades é maior, retendo mais aprendizagem.
Construtivismo – Os alunos executam os movimentos sem o auxílio do professor, constroem o movimento da fase pedagógica em destaque por si só.
Interacionismo – Essa atividade em grupo gera um nível de motivação maior em função dessa interação no grupo, a escuta ativa e a expressão também são desenvolvidas pela facilitação do professor qualificado pela metodologia.